O QUE FAZER COM O QUE NÃO QUERO MAIS

Pouco se fala disso -- até por conta da massiva propaganda influenciando compras compras compras, dizendo que a gente *precisa* sempre de mais, sem qualquer lembrança do impacto desse consumo todo. Mas ó: o que a gente compra é nossa responsabilidade!

Tudo que acontece com um item antes dele chegar aos nossos guarda-roupas (às nossas vidas!), durante todo o tempo que a gente usufrui desse item e até o que acontece depois que ele deixa de servir tem 100% a ver com a gente.

Assim: são as nossas escolhas que financiam as condições de produção, a cultura do excesso, o descarte inapropriado das coisas. Tem como (com consultoria de estilo, por exemplo) abrir espaço pra se fazer novos questionamentos e pra desenvolver novos critérios pra guiar essas escolhas -- não só pra selecionar procedência das roupas, mas especialmente pra exercitar um novo olhar e aproveitar muito o que a gente já tem.

A idéia do nosso e-book O QUE FAZER COM O QUE NÃO QUERO MAIS é reforçar:

_que usar o que já existe (da melhor forma possível) é importante demais,
_que existem muitas possibilidades pra garantir que isso aconteça até o fim da vida de cada peça de roupa,
_e que é nossa tarefa cuidar pra que nossas peças sigam sendo úteis, mesmo depois que deixam de ser nossas.

O livro funciona como um guia pra um guarda-roupa consciente -- do começo ao fim, e é um convite pra pensar de um jeito diferente no que não se quer mais: pra facilitar a nossa própria vida desentulhando nossos armários, sem apego ao que atrapalha e não tem função, mas com um olhar carinhoso também pras pessoas e pro mundo em volta da gente. É pra simplificar a vida, é pra escolher melhor, e é pra todo mundo -- tem alternativas de baixa, média e muita disponibilidade \o/ pra cada uma de nós experimentar na prática o que é possível, sem sofrimento, sem força bruta.

O livro foi escrito com a colaboração da magnífica Mari Pelli, do movimento Roupa Livre, e tem design feito pelo Daniel Larusso. O preço é você quem define: esse e-book funciona no esquema *pague quanto quiser* -- na própria ferramenta de download você insere manualmente o valor que considerar justo (no lugar do número 0 que já vem no campo de preço, à direita do título do e-book) e então clica 'comprar'. Pro nosso trabalho ser reconhecido, recompensado e ter sustentabilidade, mas também pra ninguém deixar de ter acesso a um conteúdo tão valioso!

A gente tá acreditando que, a partir dessa leitura, cuidar pra que os nossos excessos sejam encaminhados/aproveitados da melhor forma pode passar a fazer parte da rotina de um jeito leve e recompensador. <3

+ TODOS OS LIVROS DA ODE
+ COMO SE TORNAR UMA PERSONAL STYLIST


O QUE FAZER COM O QUE NÃO QUERO MAIS?
UM GUIA PARA UM GUARDA-ROUPA CONSCIENTE, DO COMEÇO AO FIM

Um livro da Oficina de Estilo com colaboração de Mari Pelli

PARTE I

_por que é bom a gente se importar com o que sai dos nossos guarda-roupas
_o que a gente consome é nossa responsabilidade
_o que não queremos mais não some do planeta
_mas e reciclar? não rola fazer com as nossas roupas?
_para além da reciclagem
_formas de estender o ciclo de vida e uso de uma peça

PARTE II

_qual o melhor destino para as nossas peças?
_check up do desapego

PARTE III

_o que a gente pode fazer com as roupas que não quer mais?
_a gente pode trocar roupas
_a gente pode vender/alugar roupas
_a gente pode transformar e consertar as roupas
_o que fazer com o que não deu pra transformar, ajustar ou consertar
_o caso das peças sem condições de uso
_e, por fim, a gente pode doar roupas

CONCLUSÃO
FICHA TÉCNICA
DIREITOS AUTORAIS E REPRODUÇÃO